Inovador e necessário, "Direito ao Futuro: A proteção às crianças e às gerações futuras na crise climática diante do Sistema Interamericano de Direitos Humanos" apresenta uma análise sobre como o direito internacional pode ser mobilizado para proteger crianças e futuras gerações diante da emergência climática. Com rigor acadêmico e sensibilidade, Laura Rodrigues Gonçales investiga a evolução dos direitos da criança, a construção do direito ao meio ambiente saudável e o papel transformador do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
A obra destaca a urgência de uma abordagem intergeracional e ecocêntrica, demonstrando como a jurisprudência recente e os instrumentos internacionais abrem espaço para litígios climáticos protagonizados por jovens. Ao articular teoria, análise normativa e exemplos práticos, o livro incita à reflexão sobre a superação de desafios processuais e o fortalecimento da justiça climática para as gerações mais novas (crianças, adolescentes e jovens) e para as gerações futuras.
Mais do que um estudo jurídico, este livro é uma contribuição fundamental para pesquisadores, advogados, ativistas e formuladores de políticas públicas que buscam respostas concretas e inovadoras para a crise do clima. "Direito ao Futuro" reafirma: garantir o direito das crianças ao meio ambiente é garantir o direito de todos a um futuro digno.