O que é Intolerância religiosa? Como a raça foi pensada ao longo do tempo? Qual a diferença entre Branquitude e Branqueamento da população? O que é Teoria Racial Crítica? Quais os tipos de Ações afirmativas? Qual é a relação entre Biopolítica e Necropolítica? Por que é correto chamar Indígena e errado chamar de índio? Essas são algumas das questões que você, leitor, saberá ao ler este livro.
Este Dicionário racial: termos afro-brasileiros e afins foi escrito a diversas mãos e mentes. São 67 verbetes no total escritos por 30 autores com formações em letras, direito, história, psicologia, pedagogia, serviço social, dentre outras. Todos são especialistas em suas áreas e a quase totalidade com pós-graduações em nível de mestrado e/ou doutorado. Entre os autores temos uma grande diversidade: ampla maioria de mulheres, LGBTQIAPN+, indígena, religiosos da umbanda e candomblé, pretos, brancos, pardos etc.
Eugenia, Raça, Necropolítica, Indígena, Resistência e Movimento Negro Unificado são alguns dos verbetes deste livro que trazem os mais variados temas ligados à temática racial, bem como alguns termos de temáticas afins como Estereótipos de gênero, Discriminação interseccional e Empoderamento. A área racial é explorada sob os mais diversos vieses, como verbetes relacionados à escravidão, história do povo negro, lutas e resistência, alguns tipos de racismo e até mesmo religiões de matrizes africanas, legislações e interculturalidade.