Este Dicionário é uma obra fundamental para o estudo do texto literário e indispensável àqueles que tratam de sua discussão e análise. Contém mais de 600 verbetes que abrangem os termos tradicionais da História e da Teoria literárias bem como alguns criados por correntes mais recentes da crítica literária, abordando conceitos intrínsecos à linguagem literária e referentes à historiografia da Literatura, às principais teorias literárias atuais, à Retórica e à Crítica, levando-se em conta o público a que se destina bem como sua natureza didática.
O corpus deste Dicionário foi estabelecido a partir dos termos presentes em obras didáticas destinadas ao Ensino Fundamental II e Médio, complementado com buscas em resenhas e críticas literárias veiculadas na mídia para incorporação de nomenclatura atualizada. Os mais de 600 verbetes selecionados abrangem os termos tradicionais da História e da Teoria literárias bem como alguns criados por correntes mais recentes da crítica literária, abordando conceitos intrínsecos à linguagem literária, levando-se em conta o público a que se destina bem como sua natureza didática.
Cada verbete é estruturado hierarquicamente em uma DEFINIÇÃO do termo referente à entrada, seguida de DESENVOLVIMENTO com explicações e EXEMPLOS, que abrangem autores brasileiros e afro-brasileiros, e também autores portugueses e autores africanos que escrevem em língua portuguesa. Apresenta também termos CORRELATOS à entrada que possam contribuir para ampliar o conceito bem como os termos EQUIVALENTES em inglês, francês, espanhol e outras línguas, recurso útil quando há diferença de conceituação. Sempre que pertinente, há referências à época em que surgiu o termo bem como ao autor ou grupo a ele ligados historicamente.
Esperamos que este Dicionário didático de termos literários seja um instrumento útil para todos aqueles que trabalham com o texto literário e que possa contribuir para a atualização e formação de seus leitores.