Este é um livro de cunho apologético, centrando seu foco de debate na existência de Deus, primeiro a partir da origem de tudo segundo as visões do Antigo Testamento da Bíblia, da Ciência e da Filosofia, e depois a partir da revelação contida no Novo Testamento. A criação do mundo é vista na perspectiva da evolução. Além de também responder algumas objeções contrárias à existência de Deus, aborda ainda alguns outros temas do Cristianismo como a alma, os milagres, o pecado original, o fim do mundo, dando uma atenção especial à Ressurreição de Jesus.
Este livro discute verdades fundamentais do cristianismo, sendo a principal delas a existência de Deus. Claro que essa é uma verdade muito contestada pelo ateísmo e, por isso, é uma contestação analisada em tópico próprio.
A existência de Deus é vista primeiro mais sob o ângulo da razão, como uma necessidade para explicar a origem do universo, que é abordada sob os olhares da Bíblia, da Filosofia e da Ciência. A razão consegue contornar Deus? Alguns subterfúgios neste sentido são analisados.
Em segundo lugar, a existência de Deus é vista sob as luzes da revelação do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia, sendo que neste último Jesus se apresenta como o Filho de Deus, e como tal seu mais importante revelador, que mostra todo seu poder com a Ressurreição.
Em terceiro lugar, entra em foco a Igreja, como guardiã e difusora dessas verdades. Aqui são abordados temas como o pecado original, o fim do mundo, os milagres e a Bíblia como livro de revelação.
Quando cabível, as abordagens tomam por base a teoria da evolução, e da evolução das espécies, pois a evolução é coerente com a realidade existente e não oferece obstáculos à religião.
Renato Antonio Rabuske
Nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1942. É Licenciado em Matemática pela Fundação Universidade de Rio Grande (RS), 1969. É Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1972. É Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1980. É Professor Titular, aposentado, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente mora em Florianópolis."