Este livro foi escrito para designers, educadores e educadoras, pesquisadores e pesquisadoras em qualquer nível de carreira, desde pessoas que desejam entrar na área do Design até profissionais com longas jornadas no mercado.
Nesta obra trazemos histórias independentes, ou seja, cada pessoa autora escreveu e narrou um case de trabalho, uma pesquisa ou alguma experiência que teve com Design. Logo, fique à vontade para escolher qual capítulo você quer ler primeiro, de acordo com os assuntos de seu interesse.
O livro está dividido em cinco partes que exploram áreas diferentes do Design e como é o cenário no Amazonas, passando pelo processo criativo, educação, jogos digitais e UX. Todas as histórias contadas aqui representam experiências distintas vividas pelas pessoas que escreveram.
Parte 1 – O nascimento do Design no Amazonas
A primeira parte do livro traz um texto que, com base em pesquisas, explica como os cursos de Design foram criados no estado, a que demandas atendem e qual o cenário atual.
Parte 2 – Processos criativos
Iniciaremos nosso passeio pelo Design Amazônico tratando dos processos de criação. Afinal nós, designers, projetamos soluções por meio de processos estruturados. Nesta parte, você descobrirá que o processo criativo está presente em áreas que vão muito além dos produtos digitais aos quais estamos acostumados no nosso dia a dia, mas também na música e na educação.
Parte 3 – O Design no universo dos jogos
A construção de jogos digitais necessita de um processo cuidadoso. São diferentes mecânicas, plataformas, personagens, cenários e culturas que podem ser exploradas no universo dos jogos. Nesta parte, você irá acompanhar como foi o processo de pesquisa na construção de um jogo mobile na temática K-pop e também como influências nipo-amazônicas impactaram no desenvolvimento de um jogo educacional.
Parte 4 – Pesquisa em Design: uma perspectiva social
A área de UX vem ganhando reconhecimento cada vez mais no mercado, e no Amazonas não é diferente. Na parte quatro deste livro, você terá acesso aos principais desafios na formação do UX designer que trilha a carreira em Manaus, capital do estado, e também encontrará um relato sobre uma pesquisa de experiência do usuário na Amazônia Ocidental. Após conhecermos várias das facetas do Design na Amazônia, na parte final do livro será narrado um conto por um de nossos profissionais caboclos que traz a contribuição das ciências sociais para o entendimento do Complexo Amazônico.