Neste livro apresentamos um importante trabalho de pesquisa sobre a Educação Integral em Tempo Integral em escolas do campo, como espaço de reflexão no âmbito das políticas públicas educacionais. Para além do Programa do Governo Federal, Escolas em Tempo Integral, que apresenta a ampliação do tempo na escola, apontamos indicativos sobre como implementar a ampliação da jornada escolar na perspectiva da Educação Integral em escolas do campo, pautada nos fundamentos contra-hegemônicos.
Neste sentido, o livro traz um referencial teórico que nos ajuda a situar historicamente o surgimento da Educação Integral, mas avança com proposições para compreender no âmbito das políticas públicas, como trabalhar uma perspectiva crítica nas redes municipais de ensino. Destacamos as transformações vivenciadas pelas escolas do campo após a construção dessa política e a viabilidade da execução nas escolas do campo frente às diversas realidades vivenciadas no contexto campesino.
As discussões aqui contidas demonstram um espaço para materializar uma formação multidimensional e construir uma Educação Integral humanista, centrada na formação e desenvolvimento omnilateral do sujeito, apontando direcionamentos para contemplar a essência da interlocução entre a Educação do Campo e a Educação Integral em Tempo Integral.