Descaminhos é um envolvente romance que entrelaça duas épocas distintas: uma sociedade conservadora dos anos 1960 e a realidade contemporânea. A história nos transporta para os sonhos e desejos de uma jovem mulher que já conhecia seus anseios e se entrega ao prazer. No entanto, o amor fica apenas no pensamento quando ela decide trilhar seu próprio caminho, deixando para trás a pequena cidade de Jaguaribe em busca de uma nova vida na Princesinha do Vale, Limoeiro do Norte.
Na lembrança, ecoa seu grande e primeiro amor, mas o desejo de se entregar e se tornar senhora de suas próprias escolhas fala mais alto. Ela se entrega a outros braços, outros beijos, outros prazeres. Ainda assim, é uma jornada solitária, permeada pela necessidade de tomar decisões importantes. O filho gerado em seu ventre traz consigo o medo do passado, que ainda se faz presente. É sobre as pessoas que a cercam, que compartilham sua cama e podem representar uma ameaça à sua vida.
Descaminhos mergulha nas profundezas dessas questões, deixando o leitor com uma série de questionamentos ao longo da história. Seremos capazes de interpretá-los? De respondê-los? Seria a protagonista a Viúva Negra ou esses infortúnios são meros resultados de uma vida prazerosa e sofrida?