O Volume 4 - Desafios Permanentes - traz na sua cor flor miosótis - "não-me-esqueças" - o significado que a cor representa para nosso desejo quando tratamos o tema Educação. Enigmática, tem a ela associada inúmeras lendas, desde o possível esquecimento de Adão, ao nomear as plantas no Jardim do Éden, as histórias de amor entre jovens casais até sua associação com a fertilização do solo pelas lágrimas da Virgem Maria dando origem a esta bela flor.
A caminhada de educandos e educadores não pode deixar de valorizar três assuntos que se renovam historicamente: Projeto Político Pedagógico (PPP), Gestão Escolar e as Métricas no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Este último volume destaca o PPP, o planejamento de ensino, a inserção das tecnologias nas práticas didáticas e a gestão do conhecimento, oriundos do processo de aprendizagem no ambiente escolar de ensino. Ressalta que cabe aos educadores ajudar seus alunos a conduzir os fragmentos de conhecimento recebidos para aquilo que é mais significativo para suas vidas.
Importa, ainda, que não devemos esquecer que nossa proposta é ajudar a formação do professor neste milênio e que não podemos ignorar o papel relevante da GESTÃO ESCOLAR. O profissional gestor - professor - deve entender de orçamento, secretaria, pedagogia, tecnologia e ainda gerir o espaço escolar comum das relações com a comunidade interna (colaboradores e alunos) e externa (pais e comunidades).
Ao finalizar esta coleção, o livro discute as métricas de avaliação no âmbito da competência agora mediada por rubricas, como uma tendência no processo de aprendizagem.
Tenhamos sempre em mente que a Educação, como a flor miosótis, não poderá ser esquecida!