É inegável que a crise global causada pela Covid-19 gerou impactos profundos em toda a sociedade mundial. Além das consequências sociais e sanitárias, a pandemia também desencadeou crises financeiras em diversas economias ao redor do globo. Cinco anos após seu surgimento, os impactos desse período ainda carecem de investigações para a plena compreensão de suas consequências na história mundial.
Nesse cenário, é necessário debruçar-se sobre os múltiplos prismas de investigação, para vislumbrar as camadas sociais afetadas direta ou indiretamente pela pandemia, haja vista que todos os setores da sociedade hodierna sentiram seus efeitos e necessitaram de períodos de recuperação. Muitos segmentos perpassarão por um longo processo de reestruturação na busca por uma estabilidade semelhante àquela auferida no cenário pré-pandêmico.
Portanto, esta obra traz à tona discussões no campo contábil em decorrência dos reflexos da crise econômica mundial causada pela Covid-19, bem como estimula que novas investigações sejam realizadas para auxiliar a construção de um panorama mais sólido sobre os desafios e aprendizados que esse período nos trouxe. Esperamos que este livro seja um ponto de partida para reflexões, debates e novas descobertas na Contabilidade, colaborando para a evolução contínua do conhecimento no ramo contábil e da sociedade em geral, em busca do fortalecimento das práticas financeiras em tempos de crise e no auxílio da recuperação econômico-financeira.