O universo das doenças psiquiátricas, em especial a depressão e o transtorno bipolar, possui uma amplitude que lhe é particular no mundo da medicina. Estamos falando não apenas das formas graves e prototípicas dessas doenças, que fatalmente aparecem mais aos nossos olhos e tiram quaisquer dúvidas de parentes e familiares do paciente quanto à sua existência.
Estas – as formas graves e prototípicas – são apenas a ponta do iceberg que representa esse universo. A grande massa "submersa" das manifestações dessas doenças se mostra em suas formas atenuadas, cujos sintomas se mesclam ao cotidiano de seus pacientes, tendo influência em seus círculos familiares, de amigos e de trabalho.
Partindo dessa premissa, temos uma demanda emergente e constante de entendimento sobre essas questões, principalmente para aqueles pacientes que, ao manifestarem sintomas atenuados dessas condições, acabam por negligenciar um possível e provavelmente necessário tratamento.
Assim, existe ainda muito espaço na ciência médica e nos meio de divulgação para conquistar um entendimento pleno sobre essas doenças psiquiátricas em todo o seu espectro de variações de forma, intensidade e manifestação.
Depressão e Transtorno Bipolar: A complexidade das doenças afetivas é uma obra que procura extrapolar essa necessidade científica e trazer para o grande público características e nuances dessas doenças que acabam se confundindo com o dia a dia dos pacientes. Este é um elemento fundamental para que essas pessoas tenham consciência de sua jornada e possam ter melhorada sua qualidade de vida.
Saiba um pouco mais do que tratam os capítulos:
•Capítulo 1: Os transtornos do humor trata de uma introdução ao tema e conduz o leitor a um entendimento inicial sobre os termos e conceitos que serão tratados ao longo de todo o livro.
•Capítulo 2: Os Transtornos do Espectro Unipolar discute e detalha os aspectos daquelas doenças do humor cujas manifestações apontam para o lado depressivo.
•Capítulo 3: Os Transtornos do Espectro Bipolar trazem à luz os aspectos das doenças do humor que se manifestam por meio de oscilações tanto para a depressão quanto para a mania.
•Capítulo 4: Tratamento dos transtornos depressivos discute as formas de tratamento mais adequadas e atualizadas para cada tipo e intensidade de manifestação de humor depressivo.
•Capítulo 5: Tratamento dos transtornos bipolares traz os métodos de tratamentos que melhor surtem efeito em cada tipo de manifestação de transtorno com características de humor bipolar.