DEPOIS DOS 45 – NA PRORROGAÇÃO narra a história de uma pessoa determinada e confiante de que a caminhada é segura e vai dar certo. Mostra a possibilidade de ser possível realizar sonhos a qualquer momento, sendo a vontade o aspecto determinante.
O livro trata da trajetória do autor que foi estudar direito aos 45 anos e fazer concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil depois dos 50 anos, sendo que tomou posse no cargo aos 55 no Estado do Acre.
O livro, nos limites de uma ficção, expõe a firmeza como o autor percorreu a sua senda numa certeza ímpar de que estava da rota certa. A narrativa é baseada em uma história real, de um nordestino que nasceu no interior do Maranhão, morou no Piauí e no Amapá e atualmente vive no Acre.
Conseguiu aprovação para o cargo no Acre e no Piauí. Esses Estados tentaram impedir que o autor efetivasse o seu intento, alegando que era ""velho"". Assim, depois de aprovado nos concursos, foi obrigado a enfrentar uma insana demanda judicial contra esses entes para garantir o seu direito.
O livro ainda mostra a sua relação familiar. O amor entre ele e seus filhos, Isis Valentina de Judson, Indira Maria e Judson Luís. Explica a valiosa importância da sua esposa Missy-Lany ao lhe dar apoio incondicional para que a caminhada se tornasse mais leve e possível. O imenso amor que conduziu a relação com a sua mãe Dica é outra faceta do autor que emociona.
É ao mesmo tempo uma história de superação e de quebra de paradigmas."