Na iminência de uma intensa tempestade de neve, Percy James sai em busca de sua problemática mãe, Carletta. Por mais tempo do que consegue se lembrar, a jovem de 16 anos tem cuidado de si mesma e da mãe - uma mulher que vem desmoronando com o passar dos anos. Temendo que Carletta esteja em apuros por conta do vício em metanfetamina e que não vá sobreviver, Percy vai até a fazenda de Shelton Potter, nas profundezas da floresta do norte de Michigan. Um criminoso medíocre, tão incompetente quanto violento, Shelton tem fumado sua própria droga e sofrido com a morte de seu amado labrador, Velho Bo.
Mas, ao chegar lá, não há sinal de Carletta. Em seu lugar, ao vasculhar a casa, a jovem encontra Shelton e a namorada desacordados - e uma criança recém-nascida, Jenna, abandonada no quarto congelante do andar de cima. Certa do que precisa ser feito, Percy decide em uma fração de segundo salvar o bebê indefeso, dando início a uma eletrizante e perigosa odisseia na qual precisará lutar contra o tempo e escapar de Shelton e um pequeno grupo de criminosos, desesperados e determinados a recuperar a criança.
Como sabe que não conseguirão sobreviver sozinhas, Percy busca a ajuda do ex-namorado de Carletta, Portis Dale, o mais próximo de um pai que já teve em toda sua vida. Com o agravar da tempestade e da violência, a jovem será forçada a confrontar a natureza assombrosa da aflição de sua mãe e descobrirá seu próprio destino cada vez mais entrelaçado ao da criança que está determinada a salvar.
Repleto da sufocante sensação de isolamento geográfico e cultural, e narrado no estilo determinado de Percy, DEPOIS DA TEMPESTADE é um relato comovente da coragem, do sacrifício e da força dos laços entre indivíduos.