As complexidades globais emergentes e as demandas específicas de nossa brasilidade requerem níveis cada vez mais elevados de competências, profissionalização e capacitação dos nossos líderes, gestores e educadores. As organizações e instituições operam em um mundo cada vez mais complexo, os ambientes são cada vez mais imprevisíveis, dinâmicos e mais interligados do que nunca. No entanto, grande parte de nossas certezas são provenientes de uma maneira linear-cartesiano-newtoniana de pensar, o que nos dificulta a criar formas e estruturas de pensamento mais flexíveis e adaptáveis no enfrentamento da complexidade.
Este livro tem o objetivo de nos ajudar a construir novas formas de pensar, a fazer caminhos novos e não pensados ainda, a articular pensamentos de matizes opostos opostos. O caminho proposto nos ajuda a pensar, simultaneamente, dentro e fora da caixa, ao considerar que muitas respostas para o cotidiano, para as organizações e instituições encontram-se também dentro da caixa; na cultura, na tradição, nos limites e nas ordens estabelecidas, na linearidade e previsibilidade das suas causas e dos seus efeitos. Mas, a ordem e a conservação podem ser também fatores degenerativos, inibidores da liberdade e da criatividade, é preciso pensar fora dos padrões convencionais; pensar fora da caixa. É preciso estruturar o pensamento de modo mais emocional, criativo, poético e inconsciente.
Este livro propõe uma maneira de pensar que nos permita o florescimento de uma nova dialógica, que una opostos, que vincule e articule diferenças. Não uma lógica que separa, segrega e divide. Esse é o grande objetivo desse livro: auxiliá-lo a construir novas formas de pensar e enxergar a si mesmo, o outro e o mundo.
Aproveite a leitura! (O autor)"