Use a criatividade de forma sistemática e obtenha resultados inovadores.
Em direção oposta ao que comumente a sabedoria empresarial afirma — que para forjar uma solução original e poderosa para os problemas, devemos pensar fora da caixa —, Drew Boyd e Jacob Goldenberg mostram, com base em sua experiência nos mundos corporativo e acadêmico, que esta não é necessariamente a melhor solução. Embora pareça contraintuitivo, a inovação e a criatividade são o resuldado de trabalhar com o que nos é familiar (sim, dentro da caixa), usando uma série de modelos que canalizam o processo criativo de maneira a nos tornar mais – e não menos – criativos.
Os autores utilizam técnicas baseadas em um grupo surpreendente de padrões comuns compartilhados por todas as soluções inovadoras. Eles formam a base do método do Pensamento Inventivo Sistemático (SIT, na sigla em inglês), hoje utilizado por centenas de empresas em todo o mundo, incluindo líderes da indústria, como Johnson & Johnson, GE, Procter & Gamble, SAP e Philips.
As cinco técnicas do SIT para inovação incluem:
● Subtração (retirar um componente do produto ou processo e entender o que resta).
● Divisão (dividir um elemento em várias partes para compreender como funciona).
● Multiplicação (modificar componentes a partir de sua cópia).
● Unificação de tarefas (limitar ou restringir as opções possíveis para resolver uma questão).
● Dependência de atributos (combinar atributos que anteriormente pareciam não relacionados).
Muitos outros livros discutem como tornar a criatividade uma parte da cultura corporativa, mas nenhum deles usa a abordagem inovadora e não convencional do Pensamento Inventivo Sistemático. Com o pensamento "dentro da caixa", empresas e organizações de qualquer tamanho podem resolver problemas de forma criativa e se reinventar de forma sistemática e contínua.
Você não precisa esperar uma crise para então pensar em soluções criativas: Dentro da caixa é um guia prático para você começar a inovar agora mesmo.