Como as redes sociais estão impactando — e ameaçando — a democracia?
As redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos — mas também como nos dividimos. Este livro revela como essas plataformas, cada vez mais populares, se tornaram terreno fértil para a desinformação, polarização e ataque à democracia.
O livro aborda a ascensão da lógica da pós-verdade, a manipulação algorítmica da informação e os desafios contemporâneos enfrentados pelas democracias, com ênfase no contexto brasileiro. Para isso a obra explora os limites da liberdade de expressão, os desafios da democracia na era digital e as táticas utilizadas para descredibilizar as estruturas democráticas a partir das redes sociais.
Ao reunir teoria, dados e exemplos concretos, o autor propõe uma reflexão crítica e atual sobre o enfrentamento necessário por parte das instituições e da sociedade civil para proteger a democracia do assédio constante das novas formas de manipulação digital.
Com uma linguagem clara e argumentos sólidos, a obra mostra como notícias falsas, discursos radicais e estratégias digitais vêm sendo usados para espalhar a dúvida, enfraquecer a confiança pública e favorecer interesses antidemocráticos. Focando especialmente o Brasil, o autor investiga como a democracia tem sido testada na era digital — e o que pode ser feito para defendê-la.
Ideal para quem quer entender os bastidores da política nas redes e os riscos que corremos se não enfrentarmos a manipulação da verdade online.