O jurista José Carlos Dias e o jornalista Ricardo Carvalho foram, acima de tudo, grandes
parceiros nas lutas de resistência à ditadura e pela redemocratização do país. Tive o privilégio de me tornar amigo dos dois.
O livro sobre a vida e a obra de José Carlos Dias era o principal assunto do jornalista quando trabalhamos juntos no programa "Ricardão & Ricardinho", nossos apelidos nas redações. Acompanhei este trabalho, capítulo por capítulo, e senti o entusiasmo do velho repórter ao contar passagens memoráveis do advogado que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito.
Convivi por muitos anos com o incansável Dr. José Carlos na Comissão Justiça e Paz, sob o comando do cardeal do povo Dom Paulo Evaristo Arns e sua lugar-tenente, a centenária Margarida Genevois, e fui testemunha de muitas das histórias contadas neste livro, que faz justiça a quem tanto se dedicou à Justiça do nosso país, no seu escritório, nos tribunais e nos governos a que serviu, em especial nos momentos mais dramáticos da ditadura militar (1964-1985).
A morte repentina de Ricardo Carvalho em 2021, em pleno voo para concluir esta reportagem biográfica, como ele costumava dizer, pegou a todos nós de surpresa, mas não impediu que a história fosse concluída, graças a Otávio Dias, o filho jornalista do grande advogado, que se encarregou da tarefa.
Leiam este livro, que não é de autoajuda, mas de alta ajuda para não perdemos a fé no futuro do nosso país, mesmo quando damos murros em ponta de faca. Toda luta vale a pena se a alma não é pequena, já dizia o poeta Fernando Pessoa.
Ricardo Kotscho