A Educação Especial numa perspectiva inclusiva atualmente tem sido um assunto recorrente em nossa sociedade.
A efetivação com eficácia à Educação Inclusiva nas instituições escolares demanda uma mudança de olhar e postura de todos os envolvidos no processo educacional.
Ser educador nesse contexto é um desafio, mas, sobretudo, um privilégio. No entanto, o reconhecimento das diferenças para a garantia da aprendizagem exigirá dos educadores novas formas de trabalho e práticas pedagógicas que atendam às reais necessidades dos educandos, respeitando suas particularidades e especificidades.
Além da necessidade de atualização constante, do surgimento de grandes mudanças e transformações no sistema educacional brasileiro, analisar o próprio fazer no cotidiano escolar é condição obrigatória para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.
O fazer pedagógico, nessa ótica, requer dos educadores a construção de um trabalho que focalize o educando como protagonista de sua aprendizagem, valorizando-o e acreditando ser possível que todos aprendam.
A escola é o espaço onde também acontecem as interações, as trocas e as construções significativas entre os sujeitos.
É convivendo com a diferença que as crianças crescem, se afirmam e se constituem.
Você é nosso convidado a descobrir, através desta obra, como está acontecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas no município de Pinheiros/ES.