A compreensão de um projeto de Defesa Nacional efetivo no século 21 perpassa, necessariamente, pelo debate de diversos temas, dentre os quais muitos estão conectados com as realidades das fronteiras nacionais. As fronteiras são importantes pontos de contato dos países entre si e do Brasil com o mundo. Este livro olha para diferentes questões clássicas e atuais sobre as fronteiras. O debate de temas de segurança, suas limitações conceituais e operacionais, bem como acertos: o tema das migrações internacionais e os desafios impostos para prover ajuda humanitária aos necessitados.
A Segurança Integrada é entendida como a articulação entre diversas esferas do poder e suas agências em busca da preservação da segurança de seus estados, bens e cidadãos. A integração em prol da segurança visa dirimir os efeitos nefastos de atividades ilícitas e/ou criminosas que assolam a sociedade.
Outrossim, o fenômeno das migrações tem marcado o turbulento século 21, suas causas são inúmeras e podem variar em relação a cada região e período. Diante disso, podemos verificar repostas às migrações, seja a partir de diversos atores nacionais e internacionais, tais como organizações não governamentais, organizações regionais, organizações internacionais e, sobretudo, a partir do próprio Estado.
Assume-se que os estudos em torno dos temas de Segurança e Defesa, fronteiras e migrações são complexos, pelo que se busca a abordagem multidisciplinar, integrando pesquisadores com trajetória em diferentes áreas do conhecimento; e abrangente, capaz de melhor compreender o desenvolvimento e/ou a instabilidade dos espaços de análise, assim como antecedentes e reflexos no plano dos Estudos de Segurança e Defesa; da Ciência Política, das Relações Internacionais e das Ciências Militares, entre outros.
Portanto, seguindo essa abordagem dual, este volume terá duas seções: uma relacionada à construção da segurança integrada (nacional, regional e internacional) e seus possíveis corolários; e uma segunda seção que pretende aglutinar trabalhos relacionados aos desafios estatais em lidar com as migrações e ofertar ajuda humanitária onde seja necessária.