Oneida Maria Di Domenico é natural de Campos Novos/SC. Radicada em Porto Alegre/RS desde 1972. Em 1999 colou grau em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas). Em 1986 participou do Ciclo de Conferências “O Pensamento Alemão – Uma Introdução às Obras Mestras”, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Populares, em colaboração do Departamento de Filosofia da UFRGS e o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão (Goethe). Em 2011, participou do Curso sobre Literatura Brasileira, ministrado Pelo Professor Dr. Cícero Galeno Lopes. Em 2015 e 2016 participou das Oficinas de Leitura e Escrita Criativa ministrada pelo escritor e jornalista Walter Galvani, membro da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) por ocasião da 61ª e 62ª Feiras do Livro de Porto Alegre, após cursou Crônica.
Em 2015 recebeu certificado de Escritora Amiga do Clube de Escritores de Andrelândia (CLAN) pela doação de livros, contribuindo com à Biblioteca. Em2016 recebeu Menção Cultural de Aplausos, concedido pela Associação Cultural Poemas à Flor da Pele. Em 2017 participou do 32ª Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra/Suíça. Em 2017, em reconhecimento Internacional de Talento se torna Delegada Cultural Nacional e Internacional pelos Escritores Brasileiros (ESCBRÁS). Em2018 tomou posse como membro correspondente da União Brasileira de Escritores/RJ/RS (UBE/RJ/RS). Em 2017 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pela participação no evento “São Paulo em Verso e Prosa”,em comemoração aos 470 anos do nascimento de Miguel de Cervantes, pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Em 2018 recebe Destaque como Excelência Cultural, pela Associação Poemas às Flor da Pele/RS.
Em 2018 como membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça, recebe título de Escritora Imortal (Núcleo-SC) com medalha de Mérito Lítero-Cultural Euclides da Cunha.; em 2017 o Troféu Cecília Meireles; em2017 o Troféu Carlos Drummond de Andrade; e, em de 2019 o Troféu Mário Quintana,todos na área da Literatura, em evento realizado em Itabira/MG;e, de Embaixadora Imortal da Paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos(OMDDH -signatária da Organização das Nações Unidas - ONU), Comenda Diplomata Barão do Rio Branco, Comenda Rui Barbosa (O Águia de Haia), Comenda Princesa Isabel; e, Diploma de Destaque Cultural HC. Em 2018 recebe pela Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literart, Diploma de Honra ao Mérito Graciliano Ramos e Troféu de Melhores do Ano de 2018. Em 2018 recebeu Troféu e Menção Honrosa, pela Helvetia Edições, Vevey/Suiça.
Em 2018 ocupa a cadeira nº 114 da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências – (A Palavra do Século 21 – ALPAS). Em 2005, publicou seu primeiro livro: Alguns passaram ... poucos se eternizaram...;em 2015 o segundo: Gratidão às Estrelas da Minha Vida;e, em 2017o terceiro: Ilhada na Imensidão do Mar, todos