O Presidencialismo Brasileiro é um tema de relevância à Ciência Política e às Relações Internacionais atuais. Nesta obra, o cientista político David Chaves resgata o debate da abordagem através de um olhar catedrático diferenciado; fruto da pesquisa que lhe deu o título de Mestre em Política Internacional, "De Tancredo a Temer: Visões de Mundo, Caracteres e Estilos Presidenciais" busca responder como as características de agência, inerentes aos presidentes, afetaram o caminhar do Executivo Brasileiro nos.
Importantes transformações políticas, econômicas e sociais trouxeram à tona discussões acaloradas sobre o Sistema de Governo Brasileiro pós redemocratização. O entendimento dessas mudanças, assim como a busca por trazer suas intepretações, encontram-se manifestados no texto através do desenvolvimento de uma nova agenda de pesquisa, na qual o cenário político internacional importa.
Através de uma abordagem exploratória de pesquisa são analisadas as biografias dos presidentes da Nova República. A obra desfruta tanto do teor qualitativo e quantitativo do método para afirmar que é possível sustentar a seguinte Hipótese - As características agenciais, vislumbradas no processo de tomada de decisão, dos presidentes brasileiros afetam o Executivo Brasileiro.