Histórias de dificuldade e superação acompanharam a trajetória do autor desta obra desde a sua infância. Não que seja um privilégio dele. Sabemos que muitos brasileiros, em suas diversas regiões, enfrentaram e continuam a enfrentar dificuldades: os fracos se abatem e se entregam, os fortes caem, levantam, sacodem a poeira e seguem em frente.
Quando buscava o tão sonhado meio de sobrevivência, embora tenha atingido não só a sobrevivência, como também o crescimento batalhado e merecido, o autor não sabia que os riscos envolvidos em suas empreitadas eram tão grandes e nem que adquiriria uma lesão em seu fígado com reflexos em todo o seu organismo.
Quando se deu conta das dificuldades em sua profissão, mais uma vez, foi em busca de alternativa que substituísse o seu meio de sobrevivência, batalhando, até alcançá-la. Só não sabia ele que o novo ofício seria tão penoso quanto o que tentava se livrar. Tudo isto, na sua simples visão, aconteceu devido à falta de vontade das instituições do país em aprimorar as normas e fazê-las serem cumpridas, de forma a se promover o mínimo de respeito ao outro, estabelecendo, na sociedade, harmonia e justiça.