A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação da edição em língua portuguesa da aclamada obra "Da Estratégia Judicial", do advogado Jacques Vergès.
Publicado em 1968 e reeditado em 1981 com um novo prefácio que atualiza as teses do autor por meio de indagações de grandes figuras da intelectualidade francesa, entre as quais Michel Foucault, "Da Estratégia Judicial" é um clássico incontornável.
Escrito por um dos mais polêmicos e brilhantes advogados de todos os tempos, nele se consagrou a distinção entre os processos de conivência e os processos de ruptura.
Nas palavras de Jacques Vergès, "a distinção fundamental que determina o estilo do processo penal é a atitude do acusado em face da ordem pública. Se ele a aceita, o processo é possível, constitui um diálogo entre o acusado que se explica e o juiz cujos valores são respeitados. Se ele a recusa, o aparelho judicial se desintegra; é o processo de ruptura".
A edição brasileira conta com um prefácio de dois dos mais destacados e combativos advogados brasileiros, Rafael Valim e Walfrido Warde.