Refeitório, mesa de pebolim, parque, biblioteca, sala de aula, diretoria, auditório, banco... o que esses locais representam na escola?
Frases como "eu sou bom no basquete" ou "alguns sentem nojo de mim"... tem alguma relação com as crianças com deficiência?
"Essa aqui é a sala dos sonhos"... como seria essa escola?
Este livro traz, em sua essência, registros fotográficos dos espaços escolares realizados por crianças com deficiência. É uma obra que ajuda a romper a invisibilidade que permeou por muito tempo na trajetória histórica e social da criança (e da criança com deficiência). São fotografias que surpreendem, não só pela beleza estética, mas pela forma como as crianças se relacionam com as experiências vivenciadas naqueles espaços.
"Da escola da criança" é uma expressão que se refere aos espaços que elas mais gostam na escola; "Às barreiras da escola" indicam os lugares que os estudantes menos gostam no ambiente escolar; "Os espaços escolares fotografados por estudantes com deficiência" apresentam, então, as fotografias em si.
Este livro ajuda a romper com o silenciamento, a invisibilização e a passividade das crianças com deficiência (sim!). Convido você, leitor(a), a um exercício de reflexão inicial a partir dos seguintes questionamentos: quais os espaços que as crianças com deficiência mais gostam na escola? O que elas menos gostam? E, ainda, como seria a escola dos sonhos para elas?
Agora, convido vocês a deixarem-se afetar pelas imagens e palavras que se encontram no livro para juntos compreendermos o sentido do sentido da escola e dos seus espaços para o estudante com deficiência.
Aguardo vocês!