Através de periodizações históricas, este livro apresenta o resultado da pesquisa feita em 2017 pelo autor sobre a formação socioespacial das combinações geográficas que propiciaram a formação de uma imensa jazida do minério salgema no Estado, detalha a influência dos Planos Nacionais de Desenvolvimento para a formação e implantação do PCA e qual o papel dos agentes envolvidos nesta implantação.
O autor faz um mapeamento da distribuição das empresas da CPQP no Estado, mensurando o porte, a região de origem da matéria-prima e o destino da produção e analisa a distribuição do número de empregados por atividade econômica e por regiões metropolitanas de Maceió e do Agreste. Baseada na perspectiva da geografia crítica, a pesquisa utilizou as categorias de análise: Formação Socioespacial, de Santos (1982); Combinações Geográficas, de Cholley (1964); e Teoria dos Polos de Crescimento, de Perroux (1967).
Este livro ganha relevância diante da confirmação, no início de 2018, de que os tremores geológicos surgidos em bairros inteiros da capital alagoana, bem como a iminência de afundamentos na região, se devem às atividades de perfuração de solo feitas pela Braskem ao longo dos anos.