A Segurança Internacional se converteu, de temática restrita às chancelarias e círculos restritos do poder e da burocracia internacionais, em preocupação cotidiana do cidadão bem informado, assunto imprescindível ao debate político contemporâneo ou objeto privilegiado da pesquisa acadêmica na área das Relações Internacionais.
Isso decorre das mudanças sociais, políticas e econômicas trazidas pela globalização, que têm levado a conflitos e tensões que afetam diretamente a paz e a estabilidade globais.
Nesse sentido, torna-se fundamental compreendermos como a dinâmica da política global implica sempre em estratégias de segurança e defesa esposadas pelos múltiplos atores da política planetária. Com esse objetivo, esse livro foi idealizado e desenvolvido, para trazer uma análise abrangente e atualizada dos principais desafios da Segurança Internacional, explorando desde as questões relacionadas à proliferação de armamentos até os dilemas colocados pela Cibersegurança e pelas guerras do futuro ou do Ciberespaço.
Por meio de uma abordagem interdisciplinar que conjuga elementos de política, economia, história e relações internacionais, os autores apresentam uma reflexão crítica sobre o atual panorama da Segurança Internacional, oferecendo subsídios fundamentais para a elaboração de políticas públicas, estratégias empresariais e iniciativas da sociedade civil voltadas para o fomento da paz e segurança internacionais no mundo atual.
Mediante apresentação dos capítulos de forma didática e objetiva, clara e acessível, esta obra se insere no rol das contribuições essenciais sobre o tema, tornando-se leitura obrigatória para estudantes, políticos, professores, pesquisadores e profissionais que atuam na área da Segurança Internacional.