Cultura, festa e devoção

As festas religiosas católicas são presenças significativas desde tempos coloniais, com seus conjuntos de rituais próprios, formando um rico calendário anual de festas do cristianismo católico, geralmente em cerimônias que mesclam as dimensões eclesiástica e a popular. As pesquisas sobre as festas, nas diferentes áreas do conhecimento, vêm demonstrando a importância e a fecundidade desse campo de estudos. Desde a sua preparação até a sua realização, implica um modo de ver e viver, que incluem a preparação dos alimentos, o vestuário dos atores e devotos, as relações homem-mulher na divisão das tarefas, a casa da festa, as relações de parentesco e, ao mesmo tempo, as crenças, os cantos, as danças, os atos de devoção e fé, os rituais, entre tantos outros aspectos a serem vividos e observados. Nesse sentido, percebemos a indissociabilidade entre corpo e alma, necessidades orgânicas e espirituais da população do sertão, onde a vida dos indivíduos, a vida da comunidade, o trabalho manual e o conjunto de crenças e rituais religiosos se confundem no dia a dia que tal forma que nos leva a pensar num materialismo animista como o elemento que subjaz a cultura popular.