A invasão da Ucrânia pôs fim a um período de conquista de um país reconhecido internacionalmente, desde a invasão do Kuwait pelo Iraque, em 1990. E o momento atual? A China será a próxima a tentar anexar Taiwan, como vem ameaçando fazer? Caso isso aconteça, como serão os impactos econômicos, sendo a China continental a pedra angular dessa emaranhada teia de players de uma cadeia de suprimentos em um mundo globalizado? Esse processo de globalização, que tomou forma a partir da década de 1990, está com os dias contados? Exagero.
A obra busca reunir uma série de artigos e entrevistas sobre assuntos que mobilizaram o mundo desde o ano de 2020: Rússia, Ucrânia, Brexit, Alemanha, Brasil, Argentina, guerras, bancos centrais, globalização, protecionismo, projeção chinesa no tabuleiro geopolítico, o modismo do ESG – já praticado por relevantes stakeholders –, fazem parte dessa coletânea de crônicas rica em detalhes e, por que não dizer, eclética, mas concatenada com o novo tabuleiro geopolítico e geoeconômico em construção.
Este livro se destina a todos os interessados em panoramas geopolíticos, relações internacionais, economia e geoeconomia.
"