A coletânea de artigos elaborados por Juarez Varallo Pont aborda dois temas tão atuais quanto preocupantes. Ao discorrer sobre as crises (políticas, econômicas e sociais) que se sucederam no Brasil a partir de 2013 até o ano de 2024, o autor nos mostra o quanto o País sofreu, e continua sofrendo, com a ausência de um Estado forte e eficiente como forma de compensar as desigualdades aprofundadas pelo neoliberalismo que se instalou no mundo. Também mostra que, internamente, os arautos do neoliberalismo são meros vendedores de ilusões, pois esse novo e maravilhoso mundo nunca chega, ou melhor, chega para uma parcela cada vez menor da população.
De outro lado, mas não dissociado desse capitalismo disruptivo, Pont nos mostra que o avanço da extrema-direita, impregnada de uma ideologia xenófoba, misógina e homofóbica, que tem na pregação do ódio uma das estratégias de mobilização de suas bases, é a maior ameaça que a democracia vem enfrentando no Brasil e no mundo. Valendo-se das oportunidades que os regimes democráticos concedem para sua ascensão ao poder, a extrema-direita, uma vez ali instalada, conspira para sua destruição.
Essa terrível simbiose que envolve desvalorização da vida, exclusão social e ameaça à democracia é denunciada pelo autor ao longo dos 11 artigos que compõem sua obra.