Este livro se baseia na minha pesquisa de doutorado, que buscou entender como empreendedores de cleantech elaboram a Proposta de Valor de seus negócios. O ponto de partida do livro é o reconhecimento de que a criação de um novo negócio tem como objetivo, invariavelmente, a criação de valor – ainda que a parcela de apropriação de valor pelos diferentes stakeholders possa variar consideravelmente.
Para atingir o objetivo da pesquisa que embasa este livro, foram analisadas experiências de cleantechs brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas com seus fundadores.
A pesquisa resultou em sete proposições teóricas, que foram organizadas de forma esquemática em um modelo teórico que explica como os fundadores de cleantechs constroem suas propostas de valor.
O resultado da pesquisa, refletido neste livro, traz como contribuição teórica um modelo empírico da elaboração de propostas de valor no desenho dos modelos de negócio de startups de cleantech e, do ponto de vista prático, poderá apoiar empreendedores no desenho de seus modelos de negócio, na medida em que torna claro o processo de elaboração e aplicação de propostas de valor por startups.
Espero que este livro instigue a reflexão por parte de fundadores de startups, reforçando a importância da ponderação sobre a Motivação para a criação do negócio e trazendo elementos realistas para a gestão de expectativas na fase de criação do negócio.