Como a prática de uso dos uniformes escolaresconfigurou-se nas escolas públicas do estado de São Paulo entre os anos de 1950 e 1970? Este livro trata dos modos de retratar os uniformes pela imprensa educacional, seja em artigos assinados por autores prestigiados, seja pelas propagandas. Examina ainda a percepção dos alunos mediante o estudo do jornal escolar e as prescrições inseridas em manuais pedagógicos utilizados nos cursos normais. A legislação educacional complementa a análise.
Nesse período teve lugar a expansão da escola pública no estado de São Paulo, quando as oportunidades de educação pública chegaram a parcelas da população que antes estavam à margem desse processo. Por isso, a autora identifica nestas páginas como a obrigatoriedade do uniforme acompanhou a oferta de vagas à população mais carente de recursos.
O leitor encontrará ainda um quadro geral e contextualizado da história da educação no Brasil e conhecerá os eventos que marcaram a história nacional e acabaram por influenciar as políticas públicas educacionais.