Criação e processos artísticos em sala de aula: um olhar de Maurice Merleau-Ponty trata da necessidade emergente de uma educação que pense as condições humanas na sociedade. Propõe voltar o olhar/entendimento/imaginação do mundo às operações concretas do sujeito, em sua estrutura existencial, refletido na vivência e experiência.
Desse modo, a autora retoma em seu processo de criação, dos alunos e dos artistas, como Paul Cézanne (1839-1906) e Frans Krajcberg (1921-2017), as vias de investigação artística, em que procura compreender como se dá o conhecimento significativo da arte na práxis pedagógica.
Um estudo teórico-prático-artístico realizado com alunos do ensino fundamental no ciclo I, rede pública do estado de São Paulo.Longe de se constituir em um método a ser aplicado, intenciona ao leitor "reaprender a ver o mundo", concepção sustentada pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Conversas com Gaston Bachelard (1884-1962) e John Dewey (1859-1952), entre outros, também nos convidam a repensar a arte e a educação em seu tempo-espaço histórico, diante das questões socioeconômicas e culturais.
Uma obra para os apreciadores das ciências sociais em diferentes categorias de estudantes, profissionais e investigadores, que se dispõem a percorrer o caminho da curiosidade.