Este livro aborda questões fundamentais sobre a sustentabilidade das organizações jornalísticas, considerando o valor criado pelo jornalismo, como e por que as percepções das audiências sobre o valor das notícias e informações estão mudando, e o que estas mudanças predizem para o futuro das organizações jornalísticas estabelecidas e seu papel tradicional nos processos democráticos. O ímpeto para o estudo envolve a busca pelo motivo pelo qual um grande número de consumidores está disposto a pagar para obter entretenimento, mas não para obter notícias, e o motivo porque muitos não consomem estas notícias nem quando são fornecidas gratuitamente ou a um baixo preço.
O livro explora o conceito de valor, como este está relacionado e determinado pelos valores, e como o valor é criado na seleção e preparação de notícias e conteúdos informativos, e no empacotamento de conteúdo na forma de jornais, noticiários, e relatórios de agências de notícias. Examina-se a notícia, informação e o jornalismo a partir da perspectiva de criação de valor, explorando o valor social, funcional e econômico da notícia, abordando os efeitos do volume de informação sobre o valor.
Investiga também a comoditização das notícias e informações e seus efeitos sobre o valor. O projeto aborda ainda as diferenças no valor da informação, conhecimento, experiência e compreensão e o motivo por que muitas notícias e informações contemporâneas são percebidas com valor limitado. Neste livro considera-se a necessidade de aumentar o valor em organizações jornalísticas, as implicações na forma como a notícia e informação são recolhidas, processadas e apresentadas, e como as organizações jornalísticas relacionam-se e interagem com seus públicos e consumidores."