Fruto de uma árdua pesquisa de Doutorado, esta obra traz uma contribuição para os estudos da Audiodescrição, apresentando um referencial teórico que vai desde a deficiência visual, suas causas, perpassando por algumas das mais importantes teorias sobre cores. Apresento também, querido leitor, a Audiodescrição e algumas de suas produções pelo mundo, destacando-se o grande campo de estudo e pesquisas existente no Brasil.
Mas, para falar desse recurso de acessibilidade tão importante, foi necessário navegar pelas águas do livro ilustrado, suas origens e as relações texto-imagens que tanto enriquecem o universo literário de crianças e jovens.
Daí surgiu uma proposta de parâmetros para audiodescrever livros ilustrados, uma vez que não foi encontrado nenhum material específico para acessibilizar este tipo de obra. Espero que esta obra possa, de alguma forma, enriquecer os estudos sobre o recurso, tão valioso e necessário não somente para pessoas com deficiência visual, seu público primário, mas para todo aquele que o necessite.