Em 2045, um jovem herói pós-moderno é capaz de viajar no passado e no futuro com a astúcia de um gatuno e a obstinação de um detetive. Este protagonista incomum chama-se Copacabana Jones, carioca legítimo, nascido em pleno Rio de Janeiro, durante a passagem do ano de 2020.
De Iemanjá, Jones - encontrado num barco de oferendas para a senhora de todos os mares - herdou o espírito de aventura. Do indiano Gurum, que o recolheu na praia, a determinação. De sua terra natal, a malandragem. O tempo fez dele um pesquisador científico. Corajoso e aventureiro.
Radicado na Índia há oito anos e pronto para chefiar mais uma de suas expedições, Jones vê surgir à sua frente um portal do tempo que traz um chip com um pedido de socorro. Ele precisa voltar urgente ao Rio para salvar Gurum e Lóris, sua amiga de infância.
Naquele momento soube que teria de reviver aventuras há muito soterradas sob as recordações da adolescência.
Copacabana Jones em recordações do futuro é uma mistura criativa de humor, fantasia, com pinceladas de história do Brasil. Elementos conduzem a uma narrativa cinematográfica, emoldurada pelo mundo da ficção científica.