O autor navega pelo universo cooperativo — ambiente profissional em que opera atualmente —, trazendo conceitos úteis sobre liderança e gestão virtuosas, com destaque, nesse contexto, a aspectos interessantes da mentoria para resultados.
Na sua remissão a atributos e competências associados à liderança, o autor cita um conjunto de virtudes que hão de acompanhá-la. Entre elas, o carisma, a coragem, o entusiasmo, a orientação para o resultado e a capacidade de comunicação aparecem em primeiro plano.
Retornando à comunicação, citada como elemento relevante pelo autor, eu lembraria que ela contempla dois vieses: o conteúdo e a forma. O primeiro está ligado ao mérito, ao objeto a ser compartilhado, enquanto o segundo diz respeito ao "como fazer", ao método. Aqui, comunicação e empatia se encontram. Estreme de dúvida, não há um bom comunicador (e, por consequência, um líder de verdade) arrogante, movido pela empáfia, o popular "sabe tudo" (e que acha que o interlocutor não sabe nada...).
Ainda neste particular, prefiro, acima de tudo, os líderes que "falam" mais pelo gesto do que pela palavra. Sem demora, a pessoa que diz muito e pouco faz é desacreditada. Enfim, o exemplo é o que efetivamente move as pessoas, as influências de forma consistente e permanente.
Ênio Meinen
Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.