Parece que, desde que o mundo existe, e nele o ser humano se estabeleceu, vive-se em busca de muitas respostas. Várias delas estão no cerne da existencialidade do próprio homem: de onde eu vim, qual é o sentido da vida, e no fim do trajeto, para onde vou?
Nesse emaranhado de perguntas, existe uma busca constante: a Religião e a Espiritualidade! São muitas as referências teóricas que podemos utilizar para tentar, de modo tímido, não conceituar, mas tentar entender esse fenômeno ou processo, e por isso o objetivo principal deste livro será abrir as possibilidades diversas de entendimento.
Hans Greschat cita acerca da religião o seguinte: "O fato de não termos uma definição universal de religião é um defeito, mas não uma catástrofe, uma vez que o objeto permanece, e a qualidade das palavras inventadas, ou a serem inventadas, atinge o objeto, apenas marginalmente". Assim é com a espiritualidade. São transcendências totalmente indefiníveis de modo coletivo absoluto, mas sentido em cada ser humano ou em seus grupos. Cada qual com sua perspectiva. O material a ser apresentado representa uma proposta alternativa e moderna de constituir novos grupos de assistência espiritual ou religiosa, usando metodologias da Qualidade Total e indicadores para aferição do tema e que acaba por gerar um estudo de caso. Os resultados ficam abertos à discussão, porém propõem a discussão de um suporte multirreligioso ou espiritual, sem a proposta de capelania ou supremacia de qualquer tipo de crença e de trabalho conjunto, e diferente, porque, apesar de existirem diferentes propostas para conceituar e oferecer o suporte sobre Espiritualidade, Religião e Crenças, nenhuma nunca será suficiente, porque o metafísico não se ajusta às realidades cotidianas.