Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Contos

Contos

Sinopse

Coletânea apresenta seleção de textos de um dos principais contistas norte-americanos, responsável por ter revolucionado o gênero com seu estilo

O. Henry, pseudônimo de William Sidney Porter (1862-1910), é um dos principais contistas norte-americanos e tornou-se uma referência no gênero, com estilo e técnica inconfundíveis. Este volume apresenta a sua obra por meio de um conjunto de dezenove textos, pinçados entre os mais de quatrocentos publicados pelo autor. O responsável pela seleção, tradução e prefácio do livro, Jayme da Costa Pinto, escolheu para o volume contos que têm como personagem e cenário principal a Nova York da primeira década do século XX.   

Vielas e avenidas, hotéis estrelados, becos escuros e praças iluminadas emolduram os tipos que o autor observava em suas andanças pela cidade — notadamente em suas estratégicas paradas em bares e restaurantes —, e a partir dos quais constrói pequenos dramas e comédias da vida cotidiana.

Em certo sentido, a ideia que unifica a arte narrativa de O. Henry é o jogo entre a cidade e o mundo. Essa aspiração à universalidade e ao cosmopolitismo encontra-se latente em todos os personagens. Contudo, o meio se encarrega de arremessá-los de volta às suas pequenas misérias, fraturas e decepções, em reviravoltas da trama que se tornaram a marca registrada do escritor.