Este livro de contos e poesias é composto por doze contos, oito pensamentos e textos e trinta e duas poesias. É uma obra de ficção literária porque tem várias narrativas imaginárias, mas também podemos classificá-la como não-ficção, pois, apesar de inventadas, as histórias dos contos, os acontecimentos dos pensamentos e das poesias podem acontecer no mundo real.
Em cada texto desta obra tem um personagem principal e também temáticas que estão presentes em todo o livro que fazem o leitor refletir sobre a vida e sobre os problemas sociais que acontecem diariamente. Como no conto "A mãe" que traz à tona a violência sofrida pela mulher e os reflexos dessa violência em seus filhos e o papel da sociedade nessas agressões seculares. Por que não falar do conto "A menor abandonada" que faz o leitor refletir em um único texto em tantos problemas, como o abandono de animais e de pessoas. Além disso, a história trata da espiritualidade, da vida após a morte. Sendo assim, considerado um conto fantástico, com um final surpreendente.
É um livro para se deleitar, pois é escrito de forma leve e envolvente. Como também para debater temas importantes que estão presentes na vida de cada cidadão que, ao ler esse livro, vai encontrar dentro dele e vai ter histórias para contar a partir das histórias lidas. Esse é o papel desse livro, levar você a refletir e a contar histórias.