Nesta obra cativante, o leitor é convidado a uma jornada surpreendente através do tempo, percorrendo o antigo e misterioso Caminho do Peabiru e desvendando a complexa história do território contestado entre os estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
A narrativa atravessa tempos e oceanos, reafirmando a existência do Caminho do Peabiru, uma intricada rede de rotas que ligavam os territórios do atual Brasil ao Peru, delimitando divisas arquitetadas naturalmente, respeitando rios e ladeiras. Este caminho, já conhecido por diversas populações indígenas, europeus recém-chegados e habitantes andinos.
À medida que a história avança, acompanha-se o desenrolar dos séculos e o quanto as conquistas europeias nas terras brasileiras aumentam, culminando em guerras e conflitos violentos. Esta narrativa destaca o papel de valentes personagens, como os Bandeirantes, os jesuítas, Cabeza de Vaca, nativos e imigrantes na modificação da paisagem geográfica e sociocultural do Brasil.
A história chega ao ápice com a Guerra do Contestado (1912-1916), o maior conflito civil brasileiro. Através de uma narrativa empolgante, o livro explora as raízes desse confronto e suas consequências duradouras. A disputa territorial entre catarinenses e paranaenses é contextualizada e analisada à luz da influência dos mapas imperiais, rios, caminho do Peabiru e da história das populações.