O presente livro merece ser duplamente celebrado, pois chega em um momento simbólico de 60 anos da Contag e, ao mesmo tempo, cobre uma lacuna ao fazer um balanço sistemático dessa longeva trajetória. Resultado de mais de uma década de pesquisa colaborativa, Marco Antonio Teixeira nos presenteia com muito mais do que uma reconstrução histórica da Contag. Os leitores
e leitoras também encontrarão nessas páginas as vozes dos sujeitos sobre suas experiências e uma análise da organização em movimento, suas diferentes formas de mobilização e as ações submersas que permitem sua reprodução social.
Breno Bringel (IESP-UERJ)
__________
Esta obra, de autoria do companheiro e pesquisador Marco Antonio Teixeira, sistematiza o percurso dos 60 anos da Contag e traz uma reflexão sobre a atuação de movimentos sociais a partir da caminhada histórica da Contag, destacando as diferentes conjunturas ao longo desse tempo e as variadas formas de ação da confederação, cuja atuação sempre buscou se pautar pelo diálogo amplo, plural, mas sem perder o sentido fundamental de sua missão e razão de existir — a defesa dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
Aristides Veras dos Santos (Presidente da Contag)