David Gelles ensina como aplicar o conceito de mindfulness no ambiente profissional e obter melhores resultados para funcionários e empresários.
Funcionários e líderes empresariais de todo o mundo estão descobrindo o que psicólogos e cientistas cognitivos já confirmaram: a atenção plena traz benefícios tangíveis e pode ser a chave para promover um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.
Consciência plena no trabalho é sobre operários, estilistas, advogados e CEOs que usaram a meditação para mudar a própria vida para melhor. Também é sobre como as organizações têm se tornado mais conscientes — cuidando melhor de seus colaboradores, reduzindo seu impacto negativo no planeta e encontrando maneiras de melhorar a vida das pessoas. E é sobre o aspecto que uma sociedade consciente assumirá no futuro.
Uma das tendências mais surpreendentes e promissoras nos negócios hoje é o aumento do incentivo a práticas de mindfulness (consciência plena). A princípio, pode parecer que pausas para ioga e meditação no escritório só se encaixariam no ambiente das startups do Vale do Silício, onde jovens trabalham ao lado de seus pets e jogam pingue-pongue no saguão. Mas, nos últimos anos, algumas empresas de grande porte — como General Mills, Ford, Target e Google — criaram extensos programas para promover essas atividades entre seus funcionários.
Neste livro, David Gelles explica como todos os tipos de empresas e de trabalhadores podem se beneficiar das técnicas dessa natureza. Além de reduzir o estresse, aumentar o foco mental e aliviar a depressão entre os funcionários, as práticas meditativas também trazem vantagens concretas para as empresas que as adotam, incluindo o aumento da produtividade e a economia de milhões em custos com assistência médica.
Consciência plena no trabalho vai além de outros livros sobre o assunto, fornecendo evidências dos benefícios práticos das técnicas de mindfulness aplicadas ao trabalho e mostrando aos leitores como podem se tornar mais conscientes.