Comunicação Política, de Carlos Manhanelli. Depois de ler este livro, a primeira pergunta que vem à mente é esta: como alguém que entrou ou pretende entrar na política pode se sentir seguro e desempenhar bem as suas funções sem ter lido esta obra tão importante?
O título é complexo e promete muito – Comunicação política – o oxigênio da democracia – como fazer comunicação em mandatos e gabinetes políticos – comunicando com o cidadão. E a obra cumpre essa promessa: à medida que você vai percorrendo as páginas do livro, constata que, de fato, todas as questões propostas diretamente ou subentendidas no título são desenvolvidas de maneira ampla, adequada e muito competente.
É como se o autor se colocasse ao seu lado e dissesse: não se preocupe com os desafios que terá pela frente, pois tudo o que precisa saber para agir de forma correta, com resultados excepcionais, será esclarecido, passo a passo, sem que nenhum detalhe relevante escape.
Em todas as circunstâncias, seja como político eleito, como candidato ou atuando na assessoria política, você vai encontrar em cada capítulo a orientação correta para todas as situações que tenha de enfrentar. A experiência de Manhanelli é tão profunda e abrangente que você, ao mesmo tempo em que se surpreende com a maneira clara, lógica e didática como ele aborda as questões relacionadas à política, também, e principalmente, encontra, antecipadamente, respostas às perguntas que, provavelmente, gostaria de fazer.
Boa sorte e muitos votos sempre.
Reinaldo Polito
Autor de 31 obras sobre a "arte de falar em público". Atualmente é Presidente Emérito e
ocupa a cadeira número 03 da Academia Paulista de Educação. e a cadeira número 36 da Academia Araraquarense de Letras.