A obra "Comunicação e Universidade: reflexões críticas" inova ao reunir para o leitor o pensamento teórico de atuantes pesquisadores do campo, como José Marques de Melo, Gaudêncio Torquato, Carlos Chaparro e Margarida Kunsch, a contribuição crítica dos professores Eduardo Magrone e Antônio Hohlfeldt, como também a experiência prática, resultado do trabalho de planejamento e gestão de ações de comunicação, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
A primeira parte da obra,"Pensar a Comunicação e a Universidade" apresenta importantes referenciais teóricos para o entendimento crítico da Comunicação na Universidade. Os artigos de Ângelo Ésther, Eugênia Barichello, Márcio Simeone Henriques, Wilson Bueno e Boanerges Lopes incorporam novas reflexões sobre a instituição no ambiente complexo da contemporaneidade.
A segunda parte, "Retratos da Comunicação na UFJF", é composta por relatos e estudos de caso, que expõem de forma crítica os processos de criação e utilização de produtos e serviços desenvolvidos pelo Setor de Comunicação da UFJF. Três autores contextualizam a Universidade em abordagens de cunho historiográfico: Lola Yazbeck, Christina Musse e Guilherme Fernandes, cujos textos mostram como a comunicação consolida-se como estratégia de gestão.
Outros autores, de forma reflexiva, apresentam as ações comunicacionais. Flávia Lopes, Raul Mourão, Tais Marcato, Juliana Araújo e Frederico Belcavello escrevem sobre as novas plataformas de distribuição de conteúdos e as redes sociais como suportes para a
comunicação. Carolina Nalon Silveira analisa as relações com a imprensa em situações de crise.
As jornalistas Bárbara Duque e Oseir Cassola revela complexa produção de um veículo de jornalismo científico e cultural. Cristiano Rodrigues e Mariana Musse apresentam os bastidores da concepção de campanhas institucionais e o jornalista Zilvan Martins mostra o desafio da comunicação para a divulgação da tecnologia e inovação. Afinal, é um livro único com abordagem polifônica para questões que inquietam todos aqueles interessados nas delicadas relações entre a Comunicação e a Universidade.