No contexto geral, as pessoas utilizam diversos meios para se comunicar. Nota-se a utilização da mídia nessa comunicação em todos os ambientes, seja familiar, amigável, estudantil ou profissional, com objetivo de se atualizar, reciclar ou reinventar, de maneira consciente através da busca pela informação, ou de maneira inconsciente atingidos pelas mídias, que divulgam temas e assuntos que despertam o interesse.
Em um mundo globalizado formado por diversas gerações, em constante mudança de valores e busca pelo novo, surgem novas tecnologias a todo instante e novos meios de comunicação para suprir a demanda da nova geração. Essa chamada nova sociedade em rede e suas diversas plataformas tecnológicas buscam, na velocidade da troca de informações e no mundo digital, novas dimensões da comunicação, como a institucional ou corporativa, comunicação interna e a comunicação mercadológica.
Também faz pensar sobre as instituições e da necessidade de, através da ecologia dos saberes e dos segmentos da economia criativa, complementarem esse novo paradigma.
As razões pelas quais o estudo apresentado neste livro é importante estão focadas na área de estudo da comunicação, da memória, do desenvolvimento sociocultural, que envolve as novas tecnologias, as quais oferecem e despertam curiosidade e inquietação, podendo, através deste estudo, responder questões sobre e para a sociedade.