Fruto de sete anos de pesquisas e reflexões aliadas aos 26 anos de experiência na área educacional, a autora reúne na presente obra artigos e sugestões de atividades práticas, visando auxiliar na promoção de uma educação voltada para o desenvolvimento das competências socioemocionais.
Inquietante e repleto de questionamentos, o livro propicia ao leitor uma viagem para dentro de si mesmo. Instiga que cada um se observe, sem máscaras e sem dublagens, permitindo aflorar sentimentos, assim como desabafa e expõe suas próprias observações e emoções.
Por meio do autoconhecimento e do pensamento crítico, da poesia e afetividade, do olhar atento ao ser humano com respeito às diferenças, é possível vislumbrar um mundo menos egoísta, mais autêntico e solidário.
Ao afirmar que educar é um exercício constante de reflexão e desenvolvimento da criatividade, a autora propõe um trabalho dinâmico, baseado em atividades interativas. Para tal, apresenta práticas da Educação Infantil ao Ensino Médio, aulas e projetos que já foram desenvolvidos com sucesso para inspirar os docentes em seus planejamentos.
"