Os leitores poderão atualizar-se com este Compêndio, com as novas técnicas de nutrição das plantas que permitirão enriquecer e melhorar os trabalhos desenvolvidos e, assim, solucionar e melhorar a produção agrícola no Brasil.
Atualmente, o agricultor enfrenta muitos problemas, principalmente nas hortaliças, com dificuldade de produção, problemas no controle de pragas e doenças, o uso indiscriminado de defensivos agrícolas e, como consequência, um grande êxodo rural, com risco de desabastecimento dos produtos agrícolas. Uma das principais causas está na adubação, portanto, o autor realizou diversas pesquisas e observações ao longo de seus trabalhos no campo, detectando os desequilíbrios dos elementos, com base nas análises de solo e das adubações convencionais praticadas pelos agricultores.
Ao conhecer o critério de adubação trazido pelo Prof. Koya Yamazaki do Japão, em 1969, passou a aplicá-lo em suas culturas, com finalidade de melhoramentos genéticos, confirmando a sua grande eficácia. A partir de então, passou a orientar os agricultores com esse novo critério. Em 1990, por exemplo, orientou um produtor de tomate que enfrentava sério problema financeiro e, mediante a utilização desse novo critério de adubação, conseguiu solucionar sua questão.
Em suas visitas às regiões produtoras de hortaliças de todo o país, de Norte a Sul, passou a observar as lavouras com bom e mau desenvolvimento, procedendo as análises de solo e diagnosticando as causas. Concomitantemente, buscou as pesquisas realizadas por especialistas no Brasil e no exterior, principalmente no Japão, em busca de informações sobre as questões nutricionais, encontrando trabalhos inéditos que estão citados nesta obra.
Em 2008, o autor publicou o livro Manejo do Solo e Adubação, pelo Instituto de Pesquisas Técnicas e Difusões Agropecuárias da JATAK, com a finalidade de divulgar as técnicas agrícolas do Japão aos agricultores, técnicos, agrônomos e instituições técnicas.
Com esta nova edição ampliada e atualizada, enriquecidas com novas pesquisas, o autor espera contribuir com o divulgação das novas técnicas, que permitirão a evolução e o desenvolvimento da agricultura brasileira.