A educação aborda os anseios de uma sociedade, sua evolução e suas épocas, espelhando a moldura política, socioeconômica a que uma nação é subordinada durante anos. O ensino superior é abordado na iniciação do curso de Direito, na cadeira de Introdução ao Estudo do Direito, no qual se verifica objetivos cruciais para o pleno desenvolvimento dos novos profissionais que serão gerados, posteriormente aos 05 (cinco) anos de curso. Portanto, não obstante de outras cadeiras e, no interesse de possuir valorosos resultados sobre a importância da otimização da criação de novas cultura e prática de ensino.
A abordagem do paradigma da docência, nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todas as suas óticas, seja esta em seu caráter institucional da organização: faculdade, centro universitário ou universidade. A evolução do discente, mediante seu lastro desde ensinos fundamental e médio identificando o motivo de algumas restrições na aprendizagem. E o docente como maestro de uma engrenagem que a cada dia torna-se o fator fundamental para a melhoria do ensino superior.
Será verificada a dificuldade em absorção da matéria introdutória ao Direito, devido a sua sistêmica análise dos fatores humanos nas relações sociais e, a importância das reais práticas metodológicas para um ensino eficaz, consciente e humanizado. Além disso, será aferida a grande importância da relação docente e discente, e como a afetividade é uma facilitadora em toda relação de aprendizagem."