Os tempos mudam, e Camões dizia: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; tudo muda”.
Assim acontece com alguns livros que podem perder o foco ao longo do tempo. Como ensinar bem e avaliar melhor é um título do livro correspondente à reformulação de um anterior, conhecido por Prova, provão, camisa de força da educação, que atingiu a nona edição.
Na verdade, o título do livro antigo e seu conteúdo careciam de mudanças, dado que o “provão” do Ministério da Educação já foi substituído, e algumas considerações sobre aspectos negativos de alguns professores avaliadores já estão superadas. Do lançamento do livro até hoje, a questão da avaliação está muito mais ligada ao ato de ensinar em si, em que o bom professor, aquele que sabe ensinar, passa a ter problemas menores ao avaliar.
Assim, concebi um novo título dentro de uma nova forma de conteúdo, em que priorizei a questão do ensinar bem e que está intimamente ligada ao avaliar melhor. Enfoquei muito mais os professores-avaliadores em seus aspectos positivos porque reconheço que
muito já se trabalhou em relação a erros. Hoje, em nosso mundo educacional, sabemos bem o que não devemos fazer; importante se torna, então, buscar com persistência o que deve ser feito. Está, portanto, em suas mãos, prezado professor e professora, uma visão reformulada, buscando melhor ensinar e avaliar.