O livro traz para reflexão as implicações da afetividade para potencializar a aprendizagem na primeira infância, especificamente em relação às crianças de 0 a 3 anos. Focaliza a importância das relações interpessoais nos primeiros anos de vida e a importância dessas relações no desenvolvimento físico, emocional e social da criança.
O objetivo é contribuir com a prática pedagógica das professoras de Educação Infantil, pela valorização das relações afetivas com as crianças. Inicialmente são apresentados fundamentos teóricos sobre concepção de infância na sua historicidade; aprendizagem, interações e afetividade; implicações para a aprendizagem das crianças; prática pedagógica e formação do professor. Em seguida, são descritas as implicações do afeto na primeira infância para o desenvolvimento das crianças.
Por fim, destaca a importância de o professor entender a criança como pessoa de sentimentos e emoções que precisa de trocas de afeto. Defende a afetividade como um elemento formador e humanizador.