Coleção com todos os sete livros da série Reflexos e Refrações do escritor e rabino Nilton Bonder, formando um complexo e completo panorama da Cabala e temas como o trabalho, a cura, a alegria, o sexo, o afeto, o poder e a passagem do tempo.
Cabala e a arte de manutenção da carroça nos orienta de forma simples e eficaz a atingir nossos objetivos, desfrutando do caminho. A um só tempo guia conciso e reflexão profunda sobre a arte e a ciência de fazer negócios e administrar riscos, este livro, com base na cabala e permeado de anedotas de rabinos e carroças, nos convida a refletir sobre o trabalho e a vida.
Cabala e a arte do tratamento da cura desenvolve uma reflexão sobre os impactos da doença e da cura na alma humana. Estamos habituados a tratar de doenças, processo que costuma se encerrar com o desaparecimento dos sinais e sintomas da enfermidade. Em Cabala e a arte do tratamento da cura, a intenção não é falar sobre procedimentos médicos ou drogas farmacêuticas, o foco é bem mais abrangente: a dor, o sofrimento, a solidão e o desespero das pessoas que adoeceram.
Cabala e a arte de preservação da alegria não é uma reunião de histórias, nem uma seleção de narrativas cômicas, mas tem muita graça. Ao longo de uma narrativa leve e divertida, o rabino Nilton Bonder nos conduz por uma reflexão profunda sobre a Alegria em si, definindo-a como um dom que nasce com cada um e não um atributo que se consegue comprando coisas ou conquistando posições.
Cabala e a arte da apropriação do sexo aborda questões da sexualidade, como a libido, a intimidade, o gênero e a nubilidade, localizando-a na interioridade do próprio indivíduo.
Cabala e a arte de apreciação do afeto traz questões relacionadas aos afetos e como os apreciamos, revelando aspectos profundos do funcionamento do ser humano.
Cabala e a arte de investimento do poder tem como objetivo explorar os agentes do poder representados pela competição e pela cooperação e suas diversas formas de aplicação: a força, a honra, o saber e a riqueza. As ideias do poder como disposição para viver as ambições – as legítimas, não as tirânicas –, sua decomposição nas categorias da competição e da cooperação, bem como a descrição dos investimentos próprios para o seu exercício qualificado, vêm acompanhadas de insights luminosos, extraídos da vivência espiritual do autor, da filosofia e da sabedoria judaica, lembrada a cada passagem.
Cabala e a arte de presenciar o ritmo apresenta questões sobre desenvolvimento e amadurecimento em uma intrincada relação de transformações ao longo dos tempos ritmados da existência humana. A árvore, seu tronco, símbolo essencial deste livro fascinante, representa o tempo no espaço, em constante mudança, mesmo que de forma imperceptível aos nossos olhos.